Grimlands abre projeto no Kickstarter (+ Entrevista para o TechnoDOMINATOR)

Grimlands-logo

Há alguns meses a gamigo, publisher de Fiesta Online, anunciou que estava cancelando o jogo Grimlands, desenvolvido pela DRAGO Entertainment. Felizmente o jogo ainda tem esperanças, e agora está com um projeto no Kickstarter para que possa ser finalizado e lançado.

Uma atitude da gamigo que eu achei muito digna é que mesmo cancelando o lançamento do jogo, eles mantiveram (até o momento) a página do jogo no ar e divulgaram nela o projeto da DRAGO Entertainment no Kickstarter, desejando sorte à desenvolvedora.

A DRAGO Entertainment espera conseguir no Kickstarter a quantia de US$650,000, que será destinada a finalizar o jogo, contratar novos artistas, animadores, programadores e bancar a infraestrutura necessária. Em troca, eles prometem que os jogadores terão uma ótima experiência com o jogo.

Fiz uma breve entrevista com a DRAGO Entertainment, e minhas perguntas foram gentilmente respondidas por Lucjan Mikociak, Chefe de estúdio e Game Designer Sênior da empresa. Confira a entrevista no fim do post. Primeiro, conheça um pouco sobre Grimlands e saiba por que é um projeto que vale a pena ser realizado.

O que é Grimlands

Grimlands é um MMORPG de mundo aberto bem interessante desenvolvido pela DRAGO Entertainment, e que me atraiu bastante por seus diferenciais e pelos ótimos conceitos do pessoal da DRAGO Entertainment. Vamos conhecer um pouco sobre o jogo.

Grimlands se passa num mundo pós-apocalíptico. A Terra foi devastada por terremotos, e agora os humanos restantes devem lutar para sobreviver, disputando os recursos escassos, literalmente se virando com o que têm. O jogo foi inspirado por Fallout 3 e Borderlands.

Diferenciais

O jogo se destaca dos outros começando pela sua jogabilidade, que mistura RPG e shooter, assim como Fallout 3. Os combates não seguem o modelo tradicional de clicar no alvo para atacá-lo. Ao invés disso, os combates acontecem como num jogo de tiro, em primeira ou terceira pessoa.

O jogo foge do padrão também ao eliminar o sistema de classes. O jogador vai jogar da forma que gosta, o que leva a outra mudança, agora no sistema de skills. Não existem pontos para serem distribuídos em skills. O jogador melhora as habilidades que usar, ou seja, se ele usa muito pistolas, sua habilidade com pistolas e as skills associadas vão evoluir. Isso permite que o jogador evolua de acordo com o seu estilo de jogar.

Outro ponto forte é o sistema de craft (porque falar “sistema de forjar” é muito estranho para mim). Os NPCs do jogo vendem apenas os itens mais básicos. O resto dos itens deve ser feito pelos próprios jogadores. Armas, equipamentos e melhorias podem ser feitos e sem um padrão definido. Os atributos dos itens criados pelos jogadores variam de acordo com a qualidade do material usado e do nível de habilidade do jogador. O jogador também pode reduzir alguns atributos do item para melhorar outros, então os itens no jogo podem ser bastante únicos. Também é possível vender esses itens na auction house ou diretamente para um jogador.

Grimlands também não é um jogo em que o jogador depende de quests para evoluir. As quests são úteis para mostrar os principais lugares do jogo, mas o jogador é livre para explorar o mundo à vontade, sem sacrificar sua evolução ao optar por não fazer quests.

Um problema com os MMORPGs é que cedo ou tarde você precisa fazer parte de um grupo. Pode não ser um problema para muitos, mas para jogadores solo, como eu, é um saco. Felizmente, Grimlands resolve isso e não obriga o jogador a fazer parte de um grupo. É possível sobreviver sozinho, e mesmo os dungeons podem ser definidos para o modo solo. Como diz o ditado, “antes só do que mal acompanhado”.

Grimlands tem muitos outros pontos interessantes descritos na página do jogo no Kickstarter, assim como as vantagens para os que contribuírem.

Entrevista: Lucjan Mikociak (Chefe de estúdio e Game Designer Sênior da DRAGO Entertainment)

Filipe: Quando a gamigo disse que iriam parar de financiar Grimlands, a DRAGO Entertainment considerou em algum momento cancelar o jogo?
Lucjan: “Não, em momento algum. O primeiro pensamento foi ‘Como nós vamos terminar agora?’ Grimlands veio longe demais para perder tempo com pensamentos sobre cancelá-lo. Nós também recebemos a notícia de nossa publisher (gamigo) poucos dias depois de implementarmos várias melhorias sugeridas pela comunidade do jogo e pretendiamos mostrá-las no próximo closed beta que estava planejado para aconter em breve. Sem chance de simplesmente desistirmos.”

Filipe: Quando Grimlands estiver pronto para ser lançado, vocês já sabem qual será a publisher, se tiver alguma?
Lucjan: “Ainda é muito cedo para dizer. Essa é uma questão que talvez poderemos responder em algumas semanas.”

Filipe: Eu quero jogar Grimlands quando for lançado. Infelizmente alguns jogos são lançados com bloqueio por IP para algumas regiões. Você sabe se Grimlands terá esse tipo de restrição?
Lucjan: “Nós não planejamos bloqueio de IP, ao menos para América e Europa. Para a Ásia nós não sabemos ainda, já que estamos agora mesmo procurando por parceiros lá e temos que ver qual será a visão deles sobre isso.”

Filipe: Parece que Grimlands é o seu primeiro MMO, e que vocês realmente conhecem as maiores falhas nos MMORPGs atuais. Vocês planejam desenvolver mais jogos do gênero no futuro?
Lucjan: “Futuro é um termo tão indefinido… Porém, para o futuro previsível nós pretendemos focar apenas no Grimlands. Finalizar o jogo e então preparar para expandi-lo. Temos muitas ideias empolgantes para novas funcionalidades, sistemas e conteúdo. Sem mencionar que julgando pelo que vimos de nossa comunidade até agora é seguro dizer que eles vão nos manter ocupados com as ideias que querem ver realizadas no Grimlands.”

Eu devo confessar que Grimlands me parece um jogo com um enorme potencial, e o pessoal da DRAGO Entertainment parece muito empenhado em proporcionar uma grande experiência com o jogo.

Espero ver Grimlands sendo lançado em breve, e com certeza irei jogar, e vocês vão ver aqui no TechnoDOMINATOR um bom review do game.

Quem quiser ajudar a financiar o projeto, ou apenas conhecer mais sobre o jogo, clique aqui e acesse a página do Grimlands no Kickstarter!

Anúncios

, , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: