XDK do novo Xbox vazou e traz informações importantes sobre o console

xbox-logo

O site VGLeaks divulgou hoje o vazamento do XDK (Xbox Development Kit) do Durango, codinome do novo Xbox. Entre os detalhes sobre a instalação, uma imagem contendo a documentação do XDK dá algumas dicas sobre o próximo console:

xdk-durango-overview

Imagem: VGLeaks

Segundo a documentação, o console traz uma aceleração de hardware chamada de “move engine”, que é responsável por realizar algumas tarefas comuns, como compressão e descompressão enquanto transfere os dados pelo sistema.

Outro detalhe é que o console tem um hardware dedicado para o áudio, reduzindo o tempo de processamento gasto pelo processador com tarefas de áudio.

Agora a parte mais interessante diz o seguinte:

“O Durango vai implementar diferentes estados de energia, então ele poderá estar sempre ligado, mas consumindo o mínimo de energia quando não estiver em uso. O console estará pronto instantaneamente quando o usuário quiser jogar, e vai sempre manter uma conexão com a internet para que o software do console e os jogos estejam sempre atualizados. Com esse design ‘Sempre Ligado, Sempre Conectado’, os usuários vão rapidamente e facilmente aproveitar suas experiências de entretenimento online, sem ter que esperar que o console reinicie ou instale atualizações.”

Esse trecho nos leva a crer que, assim como o PS4, o Durango poderá instalar atualizações do console e dos jogos mesmo em standby. Mas a parte de “sempre manter uma conexão com a internet” é um tanto preocupante. Isso já foi dito em rumores anteriormente, e indica que pode se confirmar a necessidade de estar sempre online para poder utilizar o console, embora isso não esteja explícito no texto.

Outro trecho diz que todos os Durango virão com um Kinect, e que ele será necessário para o sistema operar. A parte boa é que você não vai precisar se preocupar em comprar um Kinect separadamente. O ruim é que você terá um item a mais no rack/estante/mesa e terá que levar o Kinect onde quer que você leve o console, além da provável influência no preço final.

Outra coisa importante: embora os games sejam vendidos em discos Blu-ray, eles serão usados apenas para distribuição. O que isso quer dizer? Isso quer dizer que os jogos serão obrigatoriamente instalados no HD. O Durango vai instalar os jogos no HD, mas o jogador não vai precisar aguardar o fim da instalação, podendo começar a jogar enquanto o game é instalado. A Microsoft deixou claro:

“Play from the optical disc will not be supported.”

O texto também fala sobre o novo controle, que terá “melhorias ergonômicas”. Isso significa que veremos possivelmente mudanças leves no visual do controle, mas não deve ser nada tão grande quanto o que aconteceu no DualShock 4.

Bem, nada do que foi falado é realmente encantador. Na verdade, as declarações parecem mais assustadoras do que interessantes. A possibilidade de o console exigir uma conexão com a internet para funcionar, algo já descartado no PS4, não foi excluída. Na verdade ela ganhou mais força. A necessidade de ter o Kinect sempre ligado também é um ponto negativo.

Se a Microsoft confirmar esses pontos, parece que o PS4 sairá na frente. De qualquer forma, o anúncio do novo Xbox pode ocorrer num evento em Abril, ou na E3 em junho. Será o fim dessas dúvidas, e o início de outras.

Anúncios

, , , ,

  1. GameStop apoiando o novo Xbox. E os jogos usados? | TechnoDOMINATOR!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: